quarta-feira, 17 de junho de 2015

E que tal uma ida a Barcelona?





E quem já não está a pensar nas férias de verão? Talvez o horóscopo potencie este meu desejo por calor. Hoje gostava de relembrar a visita a uma maravilhosa cidade que pode ser visitada tanto nesta época, como no inverno, tal é a sua riqueza e diversidade, a linda Barcelona.

Lembro-me de aterrar e nem acreditar que já lá estava, tal era o meu desejo de conhecer a capital da Catalunha. Seguiram-se apenas quatro dias, mas quatro dias ricos de aventuras e beleza.


O hotel era divinal e ficava situado em Sants. Tinha mesmo muito boa qualidade/preço. Sants é conhecido pela chegada de vários turistas devido à estação ferroviária com ligação direta ao Aeroporto de El-Prat.


Sants - Estação Ferroviária

Para quem visita Barcelona pela primeira vez, uma ótima tática será seguir os excelentes roteiros do Barcelona Bus Turístic (Aqui para mais informações) que percorre os prontos principais da cidade.

Gostava de vos deixar com um cheirinho daqueles lugares que considero imperdíveis! 

Um dos primeiros locais que visitei foi a esplendorosa Plaça d’Espanya (Praça de Espanha) onde encontramos as Venetian Towers, bem como o Arenas de Barcelona, a bullring, a antiga praça de touros, transformada atualmente num shopping center. 


Praça de Espanha

Um dos monumentos a não perder é sem dúvida o MNAC (Museu Nacional de Arte da Catalunha) situado no Palácio Nacional. Desde a belíssima arquitetura até à coleção da qual se destaca a arte românica, são enumeras peças, pinturas e fotografias que podem ser aqui contempladas. De referir ainda, o importante fundo da Biblioteca Geral de História de Arte.


Museu Nacional de Arte da Catalunha

Para os amantes dos jogos Olímpicos será imperdível a visita à Anella Olímpica de Montjuïc completamente remodelada e inaugurada nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992.

A Praça da Catalunha pode ser considerada o ponto de união entre a zona histórica e a parte "nova" da cidade. A partir dela podemos aceder às principais Ramblas (nome dado às típicas largas avenidas) e especificamente à mais conhecida La Rambla. Havia milhares de pessoas que percorriam essa rua quando lá cheguei. Uma zona com muito comércio de diversos tipos e com muita atividade noturna.


Praça da Catalunha

Ora na parte velha da cidade temos o bairro gótico também imperdível, local onde existem sofisticados restaurantes. Dizer que o estilo gótico é exclusivo não é totalmente correto pois além deste já se conseguem verificar edifícios transformados e bem mais modernistas. No entanto existem ainda diversas ruínas e inúmeros edifícios que nos transportam para esta corrente artística.  Entre diversas atrações, destaco a fantástica Catedral de Barcelona.


Catedral de Santa Eulália de Barcelona

Já que nos dirigimos para norte inevitável será mencionarmos Antoni Gaudí e as suas belíssimas projeções. A Casa Batlló e a Casa Milà (conhecida como La Pedrera) são duas construções belíssimas e que por si só já pagariam o bilhete da passagem de avião. Acredito que não necessite de dizer muito mais e que as imagens falam por si. Ambas podem ser visitadas no Passeig de Gràcia.


Casa Batlló
Casa Milà (La Pedrera)



Muitas linhas já se escreveram sobre o Templo Expiatório da Sagrada Família a famosa obra ainda inacabada de Gaudí. Não sei se chegará ao nosso Panteão Nacional, mas também aqui já podemos aplicar a expressão “obras de Santa Engrácia”.


Templo Expiatório da Sagrada Família

Ainda mais a norte e ainda sobre a alçada do famoso arquiteto e pelo empresário Eusebi Güell temos o Parque Güell. Para mim, um lugar verdadeiramente encantado repleto de elementos arquitetónicos. É um parque urbano repleto de curvas e contracurvas, bem ao estilo de Gaudí, onde é possível observar uma vista impressionante da cidade.


Parque Güell


Parque Güell


Parque Güell


Parque Güell


















Pessoalmente, sendo adepta fervorosa de futebol, ir a Barcelona e não ver o Camp Nou seria como se diz de acordo com a velha expressão, a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa. Vale mesmo a pena visitar un dos maiores estádios do mundo. Claro que a simpatia pelo Fútbol Club Barcelona potencia a experiência, mas para qualquer um, será sem dúvida o vislumbre de uma obra admirável.


Camp Nou
Para finalizar como começamos, o calor que se fazia sentir na época, ainda promoveu o meu encontro com as tépidas águas do mar mediterrâneo. La Barceloneta é um bairro marítimo absolutamente incrível e onde não poderia deixar de experimentar a tão típica paella espanhola (não propriamente da Catalunha, mas sendo um dos meus pratos preferidos, como não saborear e ainda mais à beira-mar? :) ). Claro está, existem as divinas praias que não deixei de testar. Não ia preparada mas fui completamente compelida a mergulhar e sentir a areia da Praia de La Barceloneta.


La Barceloneta


Paella - prato típico espanhol















Já visitaram? Com que impressões ficaram? Se não, ficaram com curiosidade? Fiquei com imensa vontade de lá voltar. É caso para dizer Bon viatge!

Sem comentários:

Enviar um comentário