segunda-feira, 22 de junho de 2015

Finalmente São João! Algumas curiosidades?

Oh meu rico São João,
Todo ano à tu espera.
És o rei do balão
Mas só depois da Primavera!

Antes de ti Santo António,
o Santo casamenteiro.
Depois de ti São Pedro,
Que não faça chuva o ano inteiro!

Vai ser noite de folia,
Todos vamos festejar,
Oh meu rico São João,
Mal podemos esperar!

E eis que chegamos ao São João! Mas será que sabe a origem da comemoração deste santo popular?

O dia 24 de junho era celebrado sobretudo nos países europeus e consequentemente do hemisfério norte. Diz-se que celebrava o solstício de verão e que quando foi transportado para o hemisfério sul passou a comemorar-se também o solstício de inverno.

Tratava-se de uma festa pagã. Hoje em dia já cristianizada pela Igreja, a festa comemora o nascimento de São João Batista, o Padroeiro.

Era uma festa que celebrava também a fertilidade. A própria forma do alho-porro, que tradicionalmente é passado de cara em cara, será até de cariz erótico e era exposto em casa com o pretexto de trazer boa sorte.

Em Portugal, é comemorado em várias localidades desde Braga, Figueira da Foz, Vila do Conde e muitas outras, sendo que o mais conhecido é o São João do Porto.

Diversas atividades, são realizadas durante vários dias, cada uma delas com diferentes origens.
A noitada, como é chamada, a véspera de 23 para 24, é comemorada com muita a alegria e muitas vezes até o sol raiar. Desde arraiais, e muitos concertos até aos espetáculos de fogo-de-artifício muitas sãs as atividades nas quais poderá participar.



Em termos gastronómicos, a famosa e sempre apetitosa sardinha assada não poderá faltar. Normalmente acompanhada de pimentos assados e broa e, para beber, não poderia faltar o vinho.

A oferta de manjericos com as quadras muitas vezes românticas, também é outra das comuns tradições. Não se esqueça! Apenas poderá tocar com a mão para sentir o maravilhoso cheiro desta planta aromática!



Na atualidade, muito comum é também o martelo de plástico, utilizado para bater na cabeça e que é um adereço mais moderno que o alho-porro. Este martelo foi projetado pelo Sr. Manuel António Boaventura, em 1963, na cidade Invicta e teve como primeiros utilizadores os estudantes da Queima das Fitas, porém começou a tornar-se muito popular e apesar de algumas queixas de que foi alvo a invenção (por se considerar que desvirtuava a tradição) o certo é que perduram até hoje.  



Em vários locais poderá também observar as cascatas de São João, nas quais o Santo é a figura principal. Poderá em alguns sítios assistir à Procissão de São João.

A fogueira de São João utilizada muitas vezes por jovens para saltar tem também origem pagã, pois esta era acesa na comemoração do solstício.


O lançamento dos balões de ar quente, para além do questão visual, indica também o início da festa.

Estou cheia de vontade de comemorar e agora só resta escolher! Ainda está com dúvidas?

Abaixo alguns programas de festas se ainda não tiver escolhido onde passar a grande noite!



Vila do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário