sexta-feira, 12 de junho de 2015

Pretty Guardian Sailor Moon Crystal


Ainda quando criança (reinavam os 90's nos quais a internet era apenas um vislumbre) lembro-me que o mundo parava quando começava o famoso anime Pretty Soldier Sailor Moon, baseado no manga escrito e ilustrado por Naoko Takeuch. Era fã incondicional. Para quem pensa que se trata de uma paixão de criança, tenho a dizer por experiência própria, que já adulta, revi todas as temporadas e renasceu o mesmo encanto ou quiçá maior, que tinha há já alguns anos atrás. Aborda temas verdadeiramente importantes e expõe valores que muitos adultos ainda devem aprender, como é exemplo a amizade verdadeira e pura entre as guerreiras. Em Portugal o anime era conhecido por As Navegantes da Lua.


Pois, para todos os fãs e para quem quiser descobrir o mundo do Magical Girl (género de manga, banda desenhada oriunda do Japão) este é o momento certo. Em 2012 foi projetada uma nova versão do anime. Para quem não conhecia a história aos quadradinhos, o primeiro anime sofria bastantes diferenças relativamente ao manga. Pretty Guardian Sailor Moon Crystal é uma adaptação do manga muito mais fiel.

Se é verdade que a primeira versão nos fazia rir com uma Usagi (Bunny em Portugal e vários outros países) trapalhona, chorona e desastrada, mas muito cómica, também é verdade que esta reflete uma maior seriedade, mais maturidade e uma maior intensidade de romantismo.
Não é a toa que Portugal foi pioneiro em vários sentidos na aparição da nova animação. O novo programa começou em 2014 a ser transmitido via internet no Portal NicoNico já com legendas em português. Em abril deste ano começou a ser transmitido no Japão e logo a 2 de maio surgiu na tv portuguesa já com a dobragem em português.

O primeiro anime era composto por 200 episódios, dividido em 5 temporadas. Sailor Moon Crystal irá retratar o primeiro arco do manga Dark Kingdom (Reino das Trevas) e contará com 14 episódios. O segundo arco Black Moon (Lua Negra) irá previsivelmente ser lançado em 12 episódios. Em termos de grafismo, obviamente notei uma melhoria acentuada ou não existissem 20 anos de avanço tecnológico. E que 20 anos! Os desenhos mais aproximados aos de Naoko Takeuch são francamente visíveis. Para evitar o spoiler, não quero entrar dentro do enredo. Como já foi referido atrás, gostaria de sublinhar o fato de ser mais adulto e mais sério que o original e com tendência menos humorística.

Quem assistir a este remake irá com certeza notar as diferenças. Não é que um seja melhor que o outro mas a comparação é inevitável. Relativamente a Portugal existem várias diferenças até na dobragem. Bunny e Gonçalo adaptam o nome original, respetivamente Usagi e Mamoru. Luna, a amorosa gata, já está com o seu género reposto. Na primeira versão em Portugal Luna era um gato.  Também as sailors adaptam o nome original: Ami (manteve), Rei (Rita), Makoto (Maria) e Minako (Joana). O romance entre os eternos apaixonados é bem mais rápido. A Sailor Moon e Tuxedo Kamen (o mascarado na primeira versão) também descobrem as verdadeiras identidades bem mais cedo…

O resto deixo para descobrirem quando começarem a ver :-) Não se esqueçam de deixar o vosso feedback.
Madalena

Sem comentários:

Enviar um comentário